Akretion

Sobre Akretion

A Akretion é uma empresa de engenharia de software e consultoria especialisada com o ERP Odoo. 4 dos fundadores começaram a trabalhar com o Odoo desde 2008, a empresa foi fundada em 2009 em São Paulo. Desde então participamos a dezenas de implementaçoes bem succedidas do Odoo, ganhando experiença com:

Contabiliade / Fianceiro
Gestão de vendas
Gestão de Compras
Gestão de Estoque
Gestão de Produção
CRM
E-commerce
RH

embora a Akretion ter inicialmente trabalhado por empresas no mundo inteiro quando fomos pioneiros, a partir de 2012 focamos nos mercados Brasileiro e Francês para os quais temos proximidade geografica e conhecimentos contabeis e fiscais amplos. Em termo de tecnologia, temos dominio com:

Python/Odoo
Ruby on Rails
Conectors e-commerce Odoo com Magento e Prestashop (desde 2008!)
Tecnologia de e-commerce propria integrado ao Odoo (sem duplicar dados) usando tecnologia do Shopify: ShopInvader
Aplicaçoes moveis para o Odoo
Solução VOIP Asterisk (e conector com Odoo)

Com quasi 600 módulos, a Akretion é a empresa que mais publica módulos Odoo no mundo https://www.odoo.com/apps/contributors/modules

Nossa Equipe

 

Founder
Renato Lima
Founder - Brazil
Founder
Raphaël Valyi
Founder - Brazil
Founder
Sebastien Beau
Founder - France
Founder
Alexis de Lattre
Founder - France
Founder
Benoît Guillot
Founder - France
Associate
David Beal
Associate - France
Associate
Florian da Costa
Associate - France
Desenvolvedor Odoo
Magno Costa
Desenvolvedor Odoo - Brazil
Associate
Sylvain Calador
Associate - France
Associate
Chafique Delli
Associate - France
Odoo consultant
Raphaël Reverdy
Odoo consultant - France
Odoo consultant
Mourad Elhadj Mimoune
Odoo consultant - France
Founder
Cilene Oliveira
Founder - Brazil
Web consultant
Thibault Rey
Web consultant - France
Odoo consultant
Pierrick Brun
Odoo consultant - France
Odoo consultant
Alexandre Pollet
Odoo consultant - France

Nossa História

A Akretion foi fundada em Julho de 2009 no Brasil pelos sócios Raphaël Valyi, Renato Lima e Cilene Oliveira. Graduado na França em 2005 pela Escola de engenharia Centrale Lyon, Raphaël obteve experiência em desenvolvimento ao trabalhar em grandes empresas como GDS Amadeus e Smile, esta última líder em integração Open Source na França. Raphaël era responsável pela pesquisa sobre novas tecnologias na Smile em 2007 quando foi encarregado de comparar os diferentes ERPs livres então disponíveis e redigir o relatório da Smile sobre o assunto. Em seguida ele fundou a equipe de consultores em OpenERP da Smile e participou de diversos projetos de integração do OpenERP em importantes clientes como Veolia e Nouvelles Frontières durante um ano e meio. Raphaël mudou-se então para o Brasil e criou a Akretion junto com Cilene Oliveira, que possui dupla diplomação pela Unicamp e pela Sorbonne, e levou suas competências para a gestão administrativa da empresa.

Renato Lima como gerente de TI de uma grande empresa de cosméticos no Rio de Janeiro em 2006 realizou um estudo para a troca do ERP e como já gostava de software livre procurou alguma solução de ERP livre, onde conheceu o Compiere, OpenBravo, ERP5 e o TinyERP que futuramente se tornou OpenERP, como esses software não eram adaptados as necessidades brasileiras esses software não foram adotados como ERP na qual ele era gerente de TI, mas no final de 2008 decidiu começar a adaptar o OpenERP para atender as necessidades brasileiras, no início de 2009 trocou mensagens com Raphaël na mailing list do OpenERP e resolveram soma a experiência de 13 anos do Renato no mercado de ERP no Brasil, mais 5 anos experiência em OpenERP do Raphaël para fundar a Akretion com o objetivo de oferecer ao mercado brasileiro um ERP que atenda todas as necessidades das empresas brasileiras.

No final de 2009, Sébastien Beau, que finaliza uma dupla diplomação pela Universidade Tecnologica de Compiègne e pela Universidade de Saragosa, realiza seu estágio de final de estudos na Akretion no Rio de Janeiro. Sébastien participa então do desenvolvimento do conector OpenERP - Magento e trabalha para as duas primeiras referências francesas da Akretion na área do e-commerce. Ao final de seu estágio, Sébastien retorna para a França e decide continuar trabalhando com o OpenERP; ele se torna microempreendedor e responsável pelos clientes franceses da Akretion.

Ao mesmo tempo, Alexis de Lattre é cofundador e sócio diretor da empresa Anevia. Alexis decide utilizar o OpenERP na Anevia em Outubro de 2008 e torna-se o primeiro cliente OpenERP da Smile. Graças ao envolvimento de Raphaël Valyi nesse projeto, Anevia entra em fase de produção em 1° de Janeiro de 2009 e torna-se uma das primeiras empresas francesas a utilizar o OpenERP v5 em produção. Anevia é, à época, uma empresa com 40 funcionários e decide gerir sua contabilidade pelo OpenERP, além da gestão de estoques, da produção e dos fluxos de venda e de compras. Após deixar seu posto de diretor na Anevia no início de 2010, Alexis concentra-se no OpenERP e junta-se a Sébastien Beau na equipe da Akretion França. Alexis leva para a Akretion 1 ano e meio de experiência como utilizador do OpenERP em produção e como chefe de projeto do lado cliente, além de sua experiência como diretor de empresa.


Nossos Valores

Akretion leva a sua empresa a liberdade do software livre permitindo que você se liberte de softwares proprietários e tenha controle do seu ERP. Com a Akretion, você será sempre livre em relação ao software e ao seu integrador.

A Akretion acredita nos valores do software livre e concebe seu funcionamento em dois sentidos: recebemos os softwares livres como utilizadores e os damos como contribuidores. Para que o ecossistema dos softwares livres seja perene, acreditamos que todos os participantes devem tornar-se atores e contribuidores e não simples espectadores e consumidores.

Sendo assim, nossa empresa é uma grande contribuidora de softwares livres, respeitando as licenças a comunidade e todo o eco sistemas dos projetos em que fazemos parte.

Graças ao trabalho em pesquisa e desenvolvimento da Akretion, diversos módulos do OpenERP estão disponíveis gratuitamente, com um código que todos podem melhorar. Quem melhor que o autor ou o contribuidor ativo dos módulos OpenERP para lhe acompanhar no desenvolvimento de seu projeto?


Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação